Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é um dos mais conhecidos de São Paulo, todo mundo adora correr, patinar, pedalar, caminhar por lá, as pistas são grandes e existem opções de caminho pelos jardins.



Curiosidades sobre o parque:

A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa “pau podre ou árvore apodrecida” em língua tupi; “ibirá”, árvore, “puera”, o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.

Na década de 20 o prefeito da cidade idealizou a transformação aos moldes do Hyde Park ou

Central Park, porém o terreno alagadiço frustrou sua idéia. Porém em 1927 um funcionário do parque conhecido como " Manequinho"que era apaixonado por plantas, iniciou o plantio de centenas de eucaliptos para drenar sua água.

Em 1951 foi criada uma comissão para transformá-lo em um Parque e contrataram Oscar Niemeyer para cuidar do projeto arquitetônico e Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico.

O visitante pode escolher entre o Planetário, o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês e o Viveiro, Oca, Museu Afro. Além disso, há várias áreas para atividade física, ciclovia, 13 quadras e playground. E a entrada de cães é permitida.
Na marquise do MAM é onde o pessoal do Skate e Patins se encontram, a única atenção é que as domingos só pode usar skate até as 12h 00 nos outros dias é livre.
Para pedalar é possível alugar bicicletas diretamente no Parque, precisa levar, RG, CPF e comprovante de residência, custa R$ 5,00/hora e dá direito a capacete também.
É permitida a prática do slackline, na área chamada Slack Park, acesso pelo portão 7 à direita seguindo para o portão 8.
Dentro do Parque tem carrocinhas que vendem lanches e um restaurante do MAM (Museu de Arte Moderna) que fica aberto até às 18h 00 mas só serve almoço das 12h 30 às 17h 00.

Na época de Natal é no Ibirapuera que ocorre o Natal iluminado com a dança de águas no lago com projeções de luz e uma seleção de músicas clássicas natalinas.


Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n

Estacionamento gratuito até às 10h 00, depois com zona azul que pode ser comprada no local

Aberto todos os dias

Entrada no parque é gratuita

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário